Search
Close this search box.

Resultado da reunião de negociação com a Unimed Natal

Nos últimos meses o SINTAUERN junto a ADUERN realizaram inúmeras reuniões com a Unimed Natal e a operadora AllCare para redefinir a proposta de reajuste dos planos de saúde com os menores percentuais possíveis para ambas categorias.

A UNIMED insistia no reajuste mínimo de 18% (dezoito por cento) alegando, entre outros motivos, o alto índice de sinistralidade que foi o maior de todo o período pós pandemia, atingindo 84% (oitenta e quatro por cento).

Na última reunião, realizada nesta quinta-feira, dia 1º de agosto, envolvendo os dois sindicatos, a Unimed Natal e AllCare, o percentual chegou aos 12%, se igualando ao do ano de 2022, e foi aceito pela diretoria executiva da Unimed Natal.

A empresa disse em nota que preza pela manutenção desta parceria e considera todo o processo de negociações e que acata a contraproposta de reajuste na ordem de 12% (doze por cento) apresentada pelos representantes da ADUERN e SINTAUERN, no qual será aplicado no mês de setembro, considerando o mês agosto, data base do aniversário do contrato.

“Estivemos em São Paulo, na sede da AllCare, para a empresa disponibilizar uma segunda opção de prestadora de saúde para que a categoria pudesse apreciar em votação. O presidente da empresa se comprometeu de disponibilizar essa segunda empresa para o momento de renovação desse contrato que será a partir de setembro”, disse o Presidente do SINTAUERN, Fábio Bentes.

“Não foi o índice que gostaríamos, mas foi o menor que conseguimos nas atuais circunstâncias econômicas para permanecermos com o atual contrato de prestação dos serviços de saúde”, enfatizou o professor Jefferson Garrido, presidente da ADUERN.

 

Outras tratativas também ficaram definidas durante as negociações e todas foram aceitas pela Unimed Natal e AllCare. Entre elas:

* Que o percentual só será cobrado no boleto que vence em 1º de setembro e que não teremos o pagamento de um possível resíduo do boleto de agosto;
* Que a ALLCARE vai estudar a possibilidade de deixar fixo aqui em Mossoró um funcionário para atender as demandas dos usuários e das usuárias do plano;
* Que a UNIMED Natal vai buscar ampliar a rede de prestadores e deixar atualizado para todos e todas a sua relação de cooperados e de clínicas;
* Que tanto a UNIMED como a ALLCARE serão parceiros dos projetos do sindicato que buscam trabalhar a qualidade de vida, o cuidado com a saúde dos sócios e sócias e de tratativas preventivas contra o sedentarismo e a falta de atividades físicas, como o ADUERN Vida saudável; e
* Que o próximo reajuste para a renovação do plano no ano de 2025 só seja implementado nos boletos de janeiro de 2026, mesmo mês do reajuste do auxílio saúde dos servidores e das servidoras.

Essas tratativas foram concretizadas no documento enviado pela a ALLCARE para os sindicatos, Carta DERE Nº 092/2024, de 29 de julho, documento em anexo.

compartilhe